Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

ESPECIALISTA RESPONDE - ENTREVISTA COM O IR. ALEXANDRE VIANA

29/06/2020

Advogado e Administrador do Projeto #100fomeManaus

Nesta semana, o quadro “Especialista Responde” traz o advogado e administrador Alexandre Viana, que vem atuando com excelência à frente de uma atividade filantrópica, em Manaus, denominada #100fomeManaus, que doa alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Acompanhe a entrevista e saiba mais detalhes sobre esta grande e valorosa ação!

GLOMAM: Como e quando surgiu a ideia do projeto #100fomeManaus? 
O projeto nasceu no dia 12 de maio de 2020. Percebendo as inúmeras pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social nas ruas de Manaus, resolvemos convidar os amigos para, juntos, proporcionarmos uma condição melhor de vida aos necessitados, levando alimento de qualidade.
GLOMAM: Quantas pessoas fazem parte do projeto e participam de sua execução? 
Podemos afirmar que, aproximadamente, 70 pessoas já se engajaram de alguma forma com o projeto, seja com doação em dinheiro e/ou, doando seu próprio tempo auxiliando nas distribuições. 
GLOMAM: De que forma o projeto foi aprimorado durante a pandemia? 
O projeto nasceu com intuito inicial de levar alimento principalmente àqueles que sequer possuem um lar, que vivem à margem dos programas assistenciais governamentais. Durante sua execução, percebemos que não bastava o alimento. Então, nós o aprimoramos e hoje o kit é composto por uma quentinha, talher, farofa, água e uma máscara para proteção contra a Covid-19.
GLOMAM: Quantas pessoas conseguem ser assistidas pelo projeto atualmente? 
Atualmente, são 50 (cinquenta) pessoas assistidas em dias intercalados (dia sim, dia não). A depender das doações recebidas, realizamos 100 doações no sábado ou no domingo.
 

GLOMAM: Existe alguma proposta de expansão das ações executadas? 
O projeto nasceu para distribuição de 50 (cinquenta) quentinhas por semana; com o apoio recebido, já ocorreu a expansão para dias intercalados. À medida em que as doações aumentam, aumentamos a quantidade de dias, bem como a quantidade diária.
GLOMAM: Como o senhor vê o apoio da Maçonaria para o projeto? 
O projeto também foi divulgado entre os irmãos da Maçonaria e recebemos um grato e importante apoio. Os irmãos da Loja 10 de Julho logo ajudaram, contribuindo para a expansão, apoiando o projeto. Hoje, já temos outras Lojas que buscaram conhecer o projeto e já estão se mobilizando para realizar a distribuição nos dias que não fizermos. Deste modo, acreditamos que a verdadeira essência está sendo alcançada, contagiando outras pessoas, promovendo saúde e dignidade às pessoas em condição de vulnerabilidade social.
GLOMAM: As políticas de assistência pública têm sido eficientes em Manaus? De que forma o senhor enxerga essa vertente de ações no município? 

Entendemos que as políticas de assistência pública ainda estão aquém do necessário, basta percorremos as ruas de nossa cidade para percebermos o quão muitos ainda estão desassistidos. São famílias inteiras, seja de brasileiros ou venezuelanos, que estão desassistidos, precisando de uma oportunidade, em busca de sua dignidade. Não basta o alimento, faltam iniciativas públicas com incentivo real, proporcionando uma verdadeira oportunidade de trabalho e de conquista de renda familiar.
 

GLOMAM: Caso haja algo que possa ser feito pelos demais Irmãos Maçons para auxiliar o projeto #100fomeManaus, de que forma eles podem contribuir e a quem devem procurar?

Podem conhecer o projeto através de nossa conta no Instagram @100fomeManaus, ou em contato por meio dos números de telefone (92) 98101-2840 (Alexandre) ou (92) 98130-7060 (Sérgio Carvalho).

Biografia
O Irmão Alexandre Viana é Advogado e Administrador, Especialista em Direito e Processo do Trabalho e em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Com formação e capacitação jurídica-econômica, atua no mercado com assessoria jurídica e administrativa no Direito contencioso e preventivo, Compliance e Governança Coorporativa de grupos empresariais e organizacionais. Atualmente, está à frente da gestão do projeto #100fomeManaus.

Edição e Revisão: Marcus Catunda / Jesua Maia

Arte: Fadoul Denner

GSSCOM


Emitido em 29/03/2024 06:19