Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

Campanha Novembro Azul alerta sobre câncer de próstata

30/11/2020

Encerramento das ações do mês não significa que o cuidado com a saúde deva ser esquecido.

Muitas vezes negligenciada por um fator cultural, a saúde masculina é tema de discussões no âmbito da Campanha Novembro Azul, que visa alertar sobre a necessidade do cuidado masculino com a saúde e prevenção, principalmente ao câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o que possui maior incidência entre os homens brasileiros, seguido do de cólon e reto. Entre o índice de mortalidade o de Traqueia, Brônquios e Pulmões desponta em primeiro na incidência em homens, seguido do de Próstata.

Para discutirmos um pouco sobre o tema, entrevistamos o Doutor Tufi Salim Jorge Filho, clínico geral e Eminente Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM).

“A prevenção é o mais importante em todas as ocasiões e, em particular, quando tratamos de saúde. O homem deve seguir o exemplo das mulheres que se cuidam muito mais que nós tendo portanto mais chance de cura”, disse Dr. Tufi, que elencou o quanto as campanhas de saúde masculina são importantes para os maçons. “A campanha do Novembro Azul é positiva em todas as instituições e essa matéria, em particular, visa a alertar os maçons quanto ao perigo do câncer de próstata”, lembrou.

Segundo Dr. Tufi, a idade ideal para começar a redobrar os cuidados com a saúde é a partir dos 40 anos de idade, quando aumenta a incidência do câncer e, em especial nos pacientes que possuem casos de câncer de próstata na família. “As medidas básicas devem ser o exame periódico anual da próstata, com exame de PSA, exame do toque e uma anamnese bem conduzida  e, se possível, ultrassonografia”, afirmou.

De acordo com o médico, o câncer de próstata geralmente é assintomático, muitas vezes sendo detectado apenas em um exame de rotina, motivo pelo qual os exames devem ser feitos com regularidade. “Muitos se perguntam se o exame de toque é realmente necessário, contudo quanto mais exames forem feitos, maior é a segurança nos resultados. Em uma investigação médica, quanto mais exames, mais efetivo se torna o diagnóstico e posterior tratamento”, disse Dr. Tufi.

Tratamento

Uma vez detectado, o câncer de próstata pode ser tratado por meio de quimioterapia, radioterapia ou intervenções cirúrgicas, tudo depende do estágio e tipo de tumor. “É sempre bom lembrar que tumor na próstata não significa câncer, pois existem tumores benignos que afetam a próstata, tipo o adenoma de próstata. Outro ponto a elencar é que a indicação do tratamento depende das condições de saúde do paciente”, concluiu o médico.

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, estão a idade – o tumor costuma ocorrer em homens acima dos 50 anos, fatores genéticos, alimentação inadequada, com excesso de comidas gordurosas, sedentarismo e ainda pode ter relação com o tabagismo e alcoolismo. “Conclamamos nossos Irmãos a manterem o cuidado com a saúde neste momento importante e delicado que estamos vivendo. Viver bem e de maneira saudável é ser verdadeiramente rico, pois nossa saúde é nosso bem mais precioso”, concluiu Dr. Tufi.


Emitido em 24/04/2024 15:44