Atendimento (92) 3622-0034

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 14:00 ÀS 18:00

Email para contato

[email protected]

GLOMAM realiza cerimônia em homenagem ao Dia da Bandeira

22/11/2022

Comemoração faz parte do calendário de eventos maçônicos e visa resguardar os princípios de amor e respeito à Pátria, através da honra ao símbolo maior da Nação.

 

A Grande Loja Maçônica do Amazonas realizou, na tarde desta terça-feira (22), cerimônia cívica em homenagem ao Dia da Bandeira, comemorado dia 19 de novembro. A atividade é um evento já tradicional no calendário de atividades maçônicas e, neste ano, contou com a presença de autoridades maçônicas, membros da família maçônica e de entidades Paramaçônicas e, ainda, estudantes da Escola Municipal Rodolpho Valle, convidados para acompanhar o momento cívico.

Durante a cerimônia, é feita a substituição da Bandeira Nacional erguida no Pátio do Palácio Maçônico da GLOMAM por uma nova. Em seguida, a antiga bandeira é incinerada em uma pira, como forma de renovação do respeito e amor ao símbolo maior da Pátria Brasileira.

Em seu discurso, o Grande Orador da GLOMAM, Gabriel Melgueiro Neto, relembrou a atuação da GLOMAM durante a pandemia de Covid-19, quando 145 toneladas de alimentos foram doadas a famílias em situação de vulnerabilidade e, mais recente, a viabilização, por meio da Fundação Glomam de 15 mil bolsas de estudos a alunos de escolas públicas finalistas do ensino médio que estão assistindo às aulas do cursinho pré-vestibular como uma forma de prepará-los para os exames de acesso ao ensino superior. “A Grande Loja sempre esteve preocupada com o povo, com a fome e também sempre esteve preocupada com a educação de nossos jovens”, disse.

Segundo o Orador, a bandeira marca a passagem histórica do período monárquico ao republicano, após a Programação da República. “A Maçonaria tem esse papel, em seu protagonismo na história, de resgatar no povo brasileiro os fatos históricos nacionais, como uma forma de preservação à memória de nossa pátria”, concluiu.

No encerramento, como forma de agradecimento, o Sereníssimo Grão-Mestre repassou às mãos de algumas pessoas que auxiliaram na execução das festividades alusivas aos 150 anos da Maçonaria no Amazonas um brinde especial. Receberam suas lembranças as senhoras Márcia Dutra e Selma Holanda, representante da Brecha Transportes.

Texto: Jesua Maia

Edição: Rodrigo Motta


Emitido em 28/03/2024 19:53