Representantes da GLOMAM oficializam reconhecimento histórico da UGLE e entregam convite para a Assembleia Geral da CMSB, que ocorre em julho, em Manaus.
A Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) viveu um momento de grande relevância em sua trajetória internacional ao participar, nesta semana, de uma cerimônia oficial na sede da Grande Loja Unida da Inglaterra (United Grand Lodge of England – UGLE), em Londres. A visita teve como propósito consolidar e receber formalmente o reconhecimento concedido pela UGLE à GLOMAM ainda em 14 de março de 2018.
Representando a maçonaria amazonense, estiveram presentes o Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Luiz Filipi Batista Cardoso. Ambos foram recebidos em um jantar promovido pelo Chanceler Paul e pelo Grão-Mestre da Inglaterra, Johnathan Spence, simbolizando o estreitamento dos laços fraternais entre as potências.
Durante a visita, o Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto e o Grande Secretário Luiz Filipi Cardoso também entregaram pessoalmente o convite formal para que a Grande Loja Unida da Inglaterra participe da Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de julho, em Manaus, sob a organização da GLOMAM. O gesto reforça a aproximação entre as potências e evidencia o prestígio da GLOMAM no cenário nacional e internacional.
O reconhecimento da GLOMAM pela mais antiga e respeitada potência maçônica do mundo havia sido aprovado em Assembleia da UGLE em 2018. Na ocasião, a Grande Loja Amazonense era conduzida pelo Grão-Mestre Ad Vitam Fernando Ferreira Lima. A decisão foi comunicada oficialmente por uma prancha assinada pelo então Grande Chanceler da UGLE, Irmão Derek R. Dinsmore.
“Este é um marco que reafirma a seriedade, a regularidade e o compromisso da GLOMAM com os princípios universais da maçonaria. Estamos aqui para honrar esse reconhecimento, fruto de um trabalho coletivo que começou há muitos anos”, afirmou o Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto.
A cerimônia de entrega simbólica do reconhecimento representa o coroamento de uma jornada que envolveu o esforço conjunto de Grão-Mestres, obreiros, funcionários e Lojas jurisdicionadas. A GLOMAM reforça seu compromisso com os ideais da maçonaria regular e se prepara para sediar, em julho, um dos eventos mais importantes do calendário maçônico nacional.
“Essa herança há que ser honrada por nós e transmitida intacta aos maçons que nos sucederem. Para que sejamos dignos dessa tarefa, miremos constantemente os sábios exemplos do passado, sem nos descuidarmos dos desafios do futuro”, destaca a mensagem institucional publicada à época do reconhecimento.
Texto: Jesua Maia
Edição: Rodrigo Motta